quarta-feira, 1 de setembro de 2010

TEORIAS SOBRE A INTERAÇÃO: APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO

   Todas as concepções correntes da relação entre aprendizado e desenvolvimento podem ser reduzidas a três teorias.
   A primeira Teoria Construtivista de Piaget centra-se no pressuposto que primeiro tem que haver desenvolvimento para depois ocorrer o aprendizado, ou seja, o aprendizado é conseqüência do desenvolvimento e que o processo de aprendizagem ocorre por reestruturação em que consiste na reorganização dos sistemas mentais.
   A segunda Teoria dos Reflexos postula que aprendizado é desenvolvimento ou que as duas ocorrem ao mesmo tempo, é baseada na escola de psicologia Behaviorista. Esta teoria de divide em dois grupos. O primeiro grupo do fisiologista Ian Pavlov ao fazer um experimento num cachorro descobriu o reflexo condicionado que consiste em um estímulo indiferente, combinado com um estímulo capaz de ativar um reflexo incondicionado, gera uma resposta incondicionada e, depois de algum tempo, o estímulo indiferente, por si só, é capaz de provocar resposta que pode, então, ser considerada como condicionada. O segundo grupo do psicólogo Thorndike estabelece a lei do efeito, todo e qualquer ato que produz satisfação associa-se a esta situação que, quando ela se reproduz, a tendência é a repetição do ato. E quando o individuo repete esta tarefa ele o fixa, Thorndike chamou de lei do exercício, esses processos conduziram ao conexionismo, pois, se concentra nas conexões de estímulo-resposta. Na teoria dos reflexos a aprendizagem ocorre por associação e o sujeito do aprendizado é passivo.
  A terceira Teoria do Insight da escola de psicologia da Gestalt, desenvolvimento e aprendizagem são processos distintos, mas que se interagem um com outro. O aprendizado passa pelo fenômeno de reestruturação, e só se consegue aprender o novo à medida que se estabelece a relação entre a parte e o todo.
  Vygotsky faz uma crítica a estas teorias discordando delas, ele afirma que primeiro ocorre aprendizagem para depois ocorrer o desenvolvimento. E para explicar o processo de interação, Vygotsky descreve um novo conceito a Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer com assistência, são funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processos de maturação.
  O principal aspecto é a noção de que o processo de desenvolvimento não coincide com os processos de aprendizado. Ou melhor, o processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrás do processo de aprendizagem, desta seqüência resultam, então, a zona de desenvolvimento proximal.



Fonte: A formação social da mente:o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Vigotsky.

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